Profissão blogueiro, como assim?

00:20 por Daniel Nunes

Ola, caros amigos, se você chegou até aqui é porque certamente já ouviu falar em blog, mas o que é um blog?. Febre do milenio, o Blog é um site pessoal (ou comunitário), que reúne um conjunto de informações em blocos (os post, com ou sem imagens), publicados em ordem cronológia ou seja os últimos post`s são os primeiros. esses textos costumam ser atualizados constantimentes. E da pra viver disso?, segure-se e leia.


veja alguns dados da chamada "blogosfera", segundo o site Technorati, especializado em busca de blogs, até o ano passado existiam cerca de 100 milhões deles na internet . E de acordo com o Ibope/NetRatings, quase metade dos internautas brasileiros acessa esse tipo de site.
Mas o que fez o blog para se popularizar assim, simples. Devido sua praticidade e possibilidade de publicar as idéias de forma simples e rápido foram alguns dos motivos que atrairam milhões de usuários para a blogosfera. Os primeiros "surtos" ocorreu por vola de 2000, atraindo muito jovens pela facilidade e as novidades das ferramentas.
Com eles, os posts ganharam um estilo pessoal e intimista, traduzindo-se numa espécie de diário virtual - marca que perdurou por muito tempo e até hoje incomoda alguns bloggers. Mas a comunidade blogueira, em expansão, passou a se preocupar mais com o interesse dos seus leitores e a buscar uma junção entre objetividade e subjetividade. Sem abandonar a variedade e a informalidade presente na blogosfera, as tendências se modificaram nos últimos anos. Ainda que sejam minoria, os blogs mais "profissionais" têm cada vez mais adeptos no Brasil. Ainda bem.

Ser profissional não é simplesmente ser remunerado, é trabalhar sério e produzir um trabalho de qualidade, naturalmente esse esforço adicional vale uma remuneração.

O termo foi usado pela primeira vez pelo americano Jorn Barger em 1997 , e vem da conjunção de duas palavras em inglês: web (rede) e log (diário de bordo ou arquivo/registro de atividades). Portanto, de início, os blogs nada mais eram do que um guia de navegação pela internet. diga-se de passagem eram no passado. Hoje, porém, eles estão se tornando verdadeiras fontes - de informações e de renda. Sim, há pessoas que ganham dinheiro blogando. Uma prova está no trabalho do empresário Edney Souza, o dono do portal de blogs InterNey. Edney, que trabalhava como analista de sistemas, criou uma página pessoal que depois deu origem a um blog, que ficou muito popular na internet. Com a "brincadeira", ele passou a publicar anúncios para obter algum retorno financeiro. Este retorno foi tão grande que Edney simplesmente resolveu largar o emprego de gerente de sistemas para "viver de blog", o que lhe rendia mais grana do que o salário que tinha... Hoje, por mês, as visitas ao InterNey passam de um milhão e meio e a renda gerada é de mais de R$ 20 mil.
A remuneração que se pode ter a partir de um blog vai depender da popularidade e da seriedade com que o blogueiro leva sua página. Para Edney Souza, o que mudou na blogosfera nos últimos anos é traduzido em duas palavras: ilusão e profissionalismo. "Muita gente melhorou a qualidade do seu blog o suficiente para dizermos que há um novo mercado, uma nova mídia a ser explorada. Simultaneamente, muita gente está achando que essa é uma nova 'serra pelada' e que basta abrir um blog com qualquer baboseira para ficar rico", analisa. Quem consegue se desfazer da ilusão e pôr a mão na massa naturalmente se torna o que chamamos de "blogueiro profissional", ou problogger.
"A diferença do blogueiro 'comum' e o blogueiro profissional é a mesma de um confeiteiro 'comum' e um profissional: ambos fazem bolos e doces, mas você nota uma diferença significativa de 'sabor' e qualidade no trabalho do segundo. Ser profissional não é simplesmente ser remunerado, é trabalhar sério e produzir um trabalho de qualidade, naturalmente esse esforço adicional vale uma remuneração", explica Edney, que hoje se vê mais como um empreendedor da blogosfera do que um blogueiro profissional. Outro que também foi pioneiro neste nicho foi Carlos Cardoso, do Contraditorium [ www.contraditorium.com ], que também abandonou um emprego como analista de sistemas, em 2005, para se dedicar apenas aos seus blogs. Cardoso, aliás, é considerado o primeiro blogueiro profissional do Brasil. A empreitada deu tão certo que muitos seguiram seus passos e fizeram dos blogs um bom negócio.
Profissão: blogueiro Conteúdo e contatos
Pois é. Eles evoluíram e se transformaram em veículos de comunicação - independentes, ou nem tanto. Completando dez anos este mês, os blogs tupiniquins não param de crescer em quantidade, qualidade e variedade. "Hoje em dia já existem blogs que são mais lidos e respeitados do que certos veículos de comunicação, atingindo milhões de leitores por mês. A tendência é que isto se torne ainda mais comum, com o aumento da visitação e da credibilidade dos blogs sérios e profissionais", afirma Nick Ellis, do Digital Drops, um dos blogs de tecnologia mais populares do Brasil.
Essa credibilidade, porém, não é conquistada da noite para o dia. É preciso manter contato com os demais internautas (leitores e blogueiros) e investir no conteúdo. Focar num determinado tema, principalmente se ele ainda for pouco abordado no meio, também atrai e fideliza os visitantes. "Eu acompanhava diariamente blogs de gadgets internacionais, como o Gizmodo, e como não havia nada no estilo no Brasil, me propus a criar um blog que se tornasse referência sobre computadores e aparelhos eletrônicos", conta Nick Ellis. Já Conrado Navarro, com formação em computação e MBA em finanças, resolveu usar seus conhecimentos para criar o Dinheirama, um blog sobre economia e educação financeira. Ele notou que havia uma demanda por artigos que falassem de finanças pessoais de modo mais informal e isento de muito 'economês': "Como fã do lado social e humano do dinheiro, decidi que escreveria de forma diferenciada, focada na pessoa e não na matemática financeira do dia-a-dia", diz.
OBs: original do blogblosademulher e customizado pelo HC

0 comentários: