Microformats, descrevendo seus dados
02:29 por Daniel Nunes
Microformats é uma palavra que está chegando agora no Brasil e ainda encontra resistência entre muitos desenvolvedores. As discussões sobre a real aplicação destas especificações começaram a acontecer recentemente por aqui. Microformats é uma especificação criada por Tantek Çelik, chefe de tecnologia do Technorati, membro do Web Standards Project e especialista da W3C Cascading Style Sheet. O mesmo cara que criou o infame Box Model Hack. O outro cara é o Eric Meyer, o famoso guru do CSS que dispensa maiores apresentações. São eles que começaram a falar sobre isso lá fora.
O que é Microformats?
Microformats é uma série de especificações que tem como foco principal relacionar a informação ou os dados com os humanos em primeiro lugar e em segundo com as máquinas. É uma nova maneira de se pensar sobre dados. Esta série de especificações constitui um dicionário de conteúdo semântico para (X)HTML, que tem como base os web standards e é escrito para descrever a informação de forma mais simples possível.
A função destas especificações é enriquecer a informação inserida em páginas web com meta informação. Meta é uma palavra de origem grega que significa além de (beyond) e é usada geralmente como prefixo em palavras que indicam conceitos que explicam ou falam de outros conceitos. Esta é a função das meta tags, fornecer informações que estão além daquilo que é visto em um primeiro momento, ou seja, o próprio conteúdo. Mas microformats se refere a descrever trechos de conteúdos específicos de um site, como datas de eventos, informações de contato, descrição de links etc, coisas que estão além do escopo das conhecidas meta tags.
Ou seja, tratando pequenos formatos (micro + format) de dados (informação) válidos no código do seu XHTML é possível enriquecer a maneira com a qual lidamos com a informação e a maneira pela qual as máquinas armazenam, indexam, organizam e relacionam toda essa meta–informação. A função dessas especificações é fornecer o máximo de meta–informação sobre o conteúdo que você insere, ou seja, descrevendo os seus próprios dados.

0 comentários:
Postar um comentário